SE A BÍBLIA NÃO DIZ, NÃO QUERO SABER

Se você é do movimento pentecostal com certeza já ouviu muita coisa que a bíblia não diz. A maioria dos pregadores pentecostais tem o hábito de acrescentar em seus sermões aquilo que pelas Escrituras não se pode afirmar. Neste texto falaremos um pouco sobre o assunto.

Este problema não vem de hoje. Nos primórdios da igreja já havia falsos mestres que propagavam assuntos que não possuía valor algum para fé, gerando contradições e discórdias. Paulo diz que esses pregadores intentam ser mestres, quando não compreendem nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem afirmações com tanta convicção (1Tm 1.3-7).

A bíblia não tem resposta para tudo como muitos dizem. Por esta razão, pregadores criam teses para preencher à ausência de informação. Quem nunca ouviu explicações sobre algum tema que a bíblia não fala? Por exemplo, o diabo se rebelou antes ou depois da criação do mundo? Não há argumentos nas Escrituras que nos dê uma resposta com clareza. Porém, há vários pregadores que afirmam como aconteceu em nome de uma revelação divina. Sou muito cético quanto a isto; pois, se Deus não inspirou Moisés a registrar este fato ao escrever o Gênesis, por que iria revelar agora?

Conjecturas são normais nos sermões pentecostais. Porém, o pregador precisa ter cuidado com aquilo que vai dizer, e até mesmo afirmar em suas conjecturas. A conjectura é uma casca de banana, que além de fazer o pregador escorregar, faz a igreja cair. Quando o pregador erra, mas a igreja tem conhecimento para identificar o erro, não vai gerar impacto algum. Mas, quando o pregador vende a ideia, e a igreja compra, causa danos. Pior que o pregador errar, é fazer a igreja errar junto. Quando o pregador faz uma conjectura a tendência é que a igreja aceite a afirmação como verdadeira.

No congresso dos Gideões Missionários da Última Hora, de 2005, o pastor Marco Feliciano pregou uma mensagem com o seguinte tema: Destronando Satanás. Em um trecho do sermão o pastor comenta sobre o banimento de Lúcifer dos céus e a criação do homem. Muita coisa que ele diz não há como provar pelas Escrituras Sagradas. Segundo ele, após Deus expulsar Lúcifer, o arcanjo Miguel se apresentou para louvar, e Deus disse que não era para ele fazer isto, pois ele é um anjo de guerra. Baseado em que, ele construiu essa afirmação e outras contidas nessa mensagem? Eu lembro que nessa época muitos pregadores replicaram as coisas ditas pelo pastor, e as pessoas acreditavam sem questionar.

Muitos pregadores ao dizer o que a bíblia não diz, argumentam que estão trazendo uma revelação de Deus sobre o texto. Porém, as Escrituras dizem o seguinte: “Os conhecimentos ocultos pertencem a Yahweh nosso Deus: o saber revelado, entretanto, pertence a nós e aos nossos filhos para sempre, a fim de que vivenciemos na prática todas as Palavras desta Torá, Lei!” (Dt 29.29). Esta conversa de revelação sobre algo que não se pode afirmar por aquilo que esta revelado é papo fiado. As coisas em ocultas são para Deus. Devemos seguir apenas o que foi revelado.

Certa vez, eu ministrei um curso para candidatos a batismo. Nas primeiras aulas, falei sobre a criação. Um aluno me questionou sobre o meteoro que provocou a extinção dos dinossauros. A pergunta foi sobre a possibilidade de o meteoro ter sido provocado pela expulsão do diabo após a sua rebelião. Ele formulou esse pergunta através da afirmação de um pregador. Minha resposta foi que não devemos afirmar o que a bíblia não diz. Ele não se conformou com a minha resposta, e me indagou novamente. Disse-lhe que apesar disto ser uma possibilidade, se a bíblia não diz, não se pode afirmar; se Deus não inspirou Moisés que registrou o processo da criação em Gênesis, não é do seu interesse que tenhamos esse conhecimento. Mesmo assim se manteve inconformado.

Observe como uma informação que não provem das Escrituras é perigosa. As pessoas se tornam refém de um conhecimento nulo, devido à uma roupagem espiritual. Um grande problema é que elas dão credibilidade ao que esta sendo dito por causa de quem esta dizendo. Não interessa se a informação é bíblica, o que importa é que o pastor X que esta  dizendo. Paulo diz que se aparecer um anjo pregando outro evangelho seja considerado maldito (Gl 1.8); mas para muitos pentecostais, o que o anjo disser pode ser válido, não pela veracidade do conteúdo, mas pelo fato dele ser um anjo.

Estamos na era dos pregadores digitais, então precisamos ter muito cuidado com o conteúdo dos vídeos que viralizam. Afinal, vale tudo para ganhar engajamento. Não se pode aferir a veracidade da informação pelo número de seguidores. O fato de um vídeo ter muitas curtidas, muitos comentários e compartilhamentos, não significa que tem um conteúdo genuinamente bíblico. Houve um caso em que uma jovem me perguntou sobre Lilith. De acordo com as lendas do mundo antigo ela foi a primeira mulher do Paraíso, mas, ao contrário de Eva, não foi criada de Adão ou para Adão. A menção mais antiga ao seu nome aparece na “Epopeia de Gilgamesh” , e no Talmude da Babilônia. Na bíblia este nome é citado pelo profeta Isaías, em referência à uma criatura noturna: “E animais do deserto se encontrarão com hienas; bodes selvagens clamarão um ao outro; e lilite, criaturas noturnas, pousarão ali e encontrarão descanso e refúgio” (Is 34.14). Há vários vídeos sobre esse assunto no YouTube, alguns produzidos por crentes que defendem essa ideia. Eu fico admirado como essas coisas fantasiosas mexem com a cabeça dos crentes, e como eles dão crédito a esses assuntos. Perdem tempo questionando o que se pode afirmar pela Palavra, e são ligeiros para acreditar naquilo que não se pode provar pela bíblia.

Os bereanos se imortalizaram como nobres pela sua dedicação em checar nas Escrituras se o que Paulo pregava era coerente; “Então, logo ao cair da noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia. Chegando ali, dirigiram-se à sinagoga local. Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, porquanto, receberam a mensagem com vívido interesse, e dedicaram-se ao estudo diário das Escrituras, com o propósito de avaliar se tudo correspondia à verdade” (At, 17.10-11). Grande parte da teologia da igreja contemporânea é fundamentada nos ensinos de Paulo. Para os bereanos, a referência teológica era os escritos deixados pelos profetas. Hoje, sabemos quem foi Paulo, por isso cremos em seus ensinos; mas, quem era Paulo para os bereanos? Note, eles não absorveram os ensinos de Paulo pela espiritualidade do apóstolo, nem pelos milagres realizados; eles deram crédito ao que Paulo pregava por estar em conformidade com as Escrituras.

Há pregadores que quanto mais procuram saber, mais se enrolam em seu conhecimento, e nada sabem. Saiba o suficiente para que sua vida seja santa e irrepreensível aos olhos de Deus. Procure aprender coisas que edificarão à sua vida cristã, e  te levará a um relacionamento mais íntimo com Cristo, que te guiará a santidade, que vai te creditar a ser um salvo, são essas coisas que você deve aprender. Saber se foi a queda de Satanás que trouxe a extinção dos dinossauros não vai te acrescentar em nada. Não perca tempo com o que vai te gerar dúvida e não vai te produzir edificação nenhuma, e como Paulo fala para Timóteo, esses assuntos sempre terminam em debates e brigas. Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas (2Tm 2:23). Por isso digo, se não esta na bíblia, quero nem saber.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close