FILHO DE CRENTE NASCE CRENTE?

Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.

Provérbios 22:6

Filho de crente é crentinho? Quem acha que sim está equivocado. Quem acha que tem que ser está errado, e quem acha que não? Salomão ensina que se ensinarmos a criança o caminho que deve andar ela jamais se desviará. Então por que vemos crianças que são criadas na igreja, até mesmo filho de pastor, se desviar?

Um ponto a se entender é que o pecado atingiu a todos. Paulo escreveu: pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus (Rm 3:23,24). Todos nascem debaixo do poder do pecado e só a fé em Cristo Jesus é capaz de libertar o homem desse mal. Ainda que o homem seja cheio do Espirito ele jamais vai ter poder para libertar seu filho dos desejos mal, nem tampouco conseguirá transmitir sua santidade. Todos nascem com a semente do pecado e só através da fé pessoal em Jesus são justificados e aptos a viver uma vida de santidade. Davi disse ao Senhor em oração: Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe (Sl 51.5).

Os pais podem ter uma vida cristã irrepreensível, mas a escolha de imitar o estilo de vida é dos filhos. A bíblia nos dá alguns exemplos. Os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, foram negligentes no serviço do tabernáculo e morreram (Lv 10.1-2). Os filhos do sacerdote Eli, Hofni e Finéas, eram ímpios (1 Sm 2.12), mesmo assim Eli permitia que eles servissem ao altar, porém ambos morrem como dito pelo profeta (1 Sm 2.29-34). A outra história é sobre os filhos do profeta Samuel, que foram rejeitados pelo povo de Israel por não terem uma vida integra (1 Sm 8.1-5).

A bíblia também dá exemplo de filhos que imitaram a fé dos pais. Daniel foi um exemplo de homem irrepreensível, ele louva ao Senhor fazendo menção de seus pais: Ó Deus de meus pais, eu te louvo e celebro porque me deste sabedoria e força(Dn 2.23). Timóteo segue os passos de sua vó e mãe na fé: trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti (2Tm 1.5). A casa da mãe de Marcos, autor do segundo evangelho, abrigava uma Igreja, Barnabé, companheiro de Paulo, era seu tio, Marcos cresceu em uma família cristã: E Pedro, tornando a si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que o povo dos judeus esperava.E, considerando ele nisso, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam (At 12.11-12). Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé… (Cl 4.10).

Crianças que são criadas em um bom ambiente cristão tem grande probabilidade de serem servos fiéis a Deus, mas isso não é garantia. A criança como ser em formação, vai desenvolver a habilidade de escolhas, entregar sua vida pra Jesus vai ser uma decisão igual a de uma pessoa que foi criada em um lar pagão. Ninguém nasce católico, ninguém nasce sendo praticante da umbanda, ninguém nasce evangélico. O ambiente pode ter o poder de influenciar, mas a escolha é do ser em formação, seja criança, seja adolescente, seja jovem ou adulto.

Quem acha que seu filho TEM QUE SER crente, tem um pensamento totalmente errado. A criança precisa ser ensinada a amar a Deus, não constrangida e nem obrigada a ser o que ela não tem vontade. Há pais que seguem o caminho de Eli, sabe do pecado do filho e permite que esteja na obra de Deus. Conheci e conheço inúmeros pastores que sabem que o filho é mau caráter, fornicador, mas deixa pregar, cantar, tocar. Negligenciam a santidade do altar de Deus só para manter o status que o filho é uma “benção”, sustentado a aparência de que ele e a família servem ao Senhor. Ferem a santidade do altar pra bancar o orgulho da família perfeitinha.

Jamais me esqueço do culto em que eu estava na Assembleia de Deus Vitória em Cristo, na Penha, Rio de Janeiro, o pastor Silas Malafaia fez reconciliação dos irmãos que estavam em disciplina. No final do discurso, pastor Silas, pediu para que uma moça permanecesse em frente ao altar, ele apresentou pra quem não conhecia que aquela moça era sua filha. No seu discurso disse que o fato dela ser filha dele, não iria o impedir de disciplina e encobrir seu erro.

Como pais devemos fazer nossa parte. No provérbio escrito por Salomão: Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele (Pv 22.6), o termo usado no hebraico é hãnakh que significa educar ou dedicar, dando a idéia que a criança deve ser preparada para a vida adulta. A expressão “no caminho em que deve andar” significa literalmente “a indicação do caminho”. Os pais tem a responsabilidade de instruir o filho de acordo com a maneira como ele deve agir, relacionado a valores morais e éticos, os preparando para a vida.

Que fique claro, instruir o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele, não está garantindo santidade e salvação para filho de ninguém. Filho de crente se desvia da mesma forma que filho de macumbeiro se converte ao evangelho. Salvação é uma escolha pessoal de cada um. Santidade não é transmitida nem pode ser imposta.

Há pais que dão o melhor estudo, a melhor educação, as melhores coisas que o dinheiro pode comprar, mas o filho pode se tornar um traficante, como aconteceu com ex-traficante Playboy, líder do tráfico no Complexo da Pedreira, morto em agosto de 2015, no Rio de Janeiro. Da mesma forma a cantora Eyshila criou seus filhos na igreja e agora seu filho, Lucas Santos, se assumiu na rede social como drag queen. Será que os pais do Playboy erraram na criação? Será que Eyshila falhou na criação? É justo criticar os pais do traficante por isso? É justo criticar a Eyshila por isso? Ou será que Playboy foi para o tráfico por livre vontade? Como parece que Lucas decidiu de boa vontade ser homossexual.

Antes de criticar vamos sempre lembrar que nosso telhado é de vidro.

2 comentários em “FILHO DE CRENTE NASCE CRENTE?

  1. Eu concordo plenamente filho de crente não tem que ser crente para agradar os seus pais devemos amar do mesmo jeito mas sempre mostrando que a escolha dele e contra as leis de Deus

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado pelo comentário! Não deixe de compartilhar!

      Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close