VENHA O TEU REINO. QUAL REINO?

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo

Romanos 14:17

Quando oramos o pai nosso fazemos a seguinte declaração, venha o teu reino. Qual é o tipo de reino que nós temos buscado em Deus? Qual é a idéia que temos sobre o reino de Deus? Muitos ainda não entendem o que é o reino de Deus.

Paulo dá a definição perfeita dizendo que o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17), o reino não é fundamentado naquilo que é material, na satisfação momentânea, no que se vê e pode se apalpar, o reino é espiritual, é o governo de Deus na vida daquele que crê na verdade do evangelho, é composto daquilo que traz bem estar espiritual.

Mas qual reino tem buscado? Muitos buscam um reino de comida e bebida, um reino de bens materiais, procuram um Cristo diferente daquele que morreu na cruz. O Jesus que dá casa, carro, bom emprego é mais bem visto do que aquele que prega o arrependimento dos pecados. Há quem não aceite o Jesus que ensina a deixar as preocupações da vida de lado e priorizar o reino (Mt 6.25-34), mas recebe de braços abertos o Jesus pregado por homens, que chama o pecador a vim pra Jesus não pela libertação do pecado, mas pela ilusória prosperidade que se pode alcançar nesse mundo.

Paulo é enfático quando diz que se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens (1Co 15.19), nisso vem a frustração da fé, pois o Cristo exposto nos púlpitos, ornamentado de comida e bebida é falho. O ensino é enganoso, a destruição da esperança pela falta de conhecimento é inevitável (Os 4.6). A decepção por acreditar naquilo que não é reino, faz o individuo por si próprio se distanciar ainda mais do verdadeiro reino.

Homens como Habacuque (Hc 3.17) são ignorados, o capitulo seis de Mateus parece ser lido sem a menor atenção. O Deus dono do ouro e da prata, esse sim, inflama os discursos que movem a fé do povo a acreditar que nessa terra sempre irão comer o melhor e não podem aceitar outra coisa que não seja isso. Instituem um reino místico, com amuletos da sorte, com a alegação de isso ser um ponto de fé com a palavra, contradizendo que  a fé vem pelo ouvir (Rm 10.17). Campanhas de prosperidade com um marketing atrativo onde se fala sobre tudo que te pode fazer prosperar, o azeite ungido tem mais valor e notoriedade que o genuíno fundamento para se prosperar, obediência a palavra (Js 1.8). Os apóstolos convocavam o povo ao arrependimento dos pecados porque era chegado o reino e anunciavam um reino futuro para os salvos, os “apóstolos” da modernidade vendem um reino de suprema misericórdia com a promessa de que o individuo será cabeça e jamais cauda.

O reino que devemos buscar aqui na terra não é aquele composto de tesouros que traça e ferrugem come e o ladrão rouba (Mt 6.19-21). Devemos viver o reino de justiça, paz e alegria no Espírito Santo até que alcancemos a Nova Jerusalém (Ap 21.2). Nossos olhos não podem estar atraídos por aquilo que é terreno e passageiro, temos que nos voltar a aquilo que é invisível, porém real, que edifica o espírito e traz a paz que a alma precisa, que em breve se manifestará e viveremos eternamente.

Alan Batista

(21) 96476-1991

2 comentários em “VENHA O TEU REINO. QUAL REINO?

  1. Excelente! Precisamos de mais pessoas com esse pensamento.

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close