LUCAS – A OBRA QUE SE MULTIPLICOU

Muitos já se dedicaram a elaborar um relato dos fatos que se cumpriram entre nós,
conforme nos foram transmitidos por aqueles que desde o início foram testemunhas oculares e servos da palavra.
Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo,
para que tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas.


Lucas 1:1-4

Foi por volta de 60 d.C. que um médico, grego, gentio convertido ao evangelho, decidiu escrever um tratado sobre a vida do homem mais importante que pisou nessa terra. Lucas reúne todas as informações possíveis sobre a vida de Jesus, muito mais que um biografo, ele foi um investigador minucioso da história de Cristo. Entrevistou, organizou dados, se preocupou com os detalhes, haja vista que em seu prefácio mostra que outros além de Mateus e Marcos se dedicaram a escrever sobre Jesus. João só escreve o evangelho após o ano 80 d.C.

Mas o que chama a minha atenção é que Lucas não tem em mente escrever o registro para uma grande quantidade de pessoas, seu escrito nem ao menos é endereçado a uma igreja, como as cartas de Paulo, todo seu empenho foi para relatar a vida de Jesus para uma única pessoa, um homem chamado Teófilo (Lc 1.3). Lucas escreve para que a fé daquele homem fosse fortalecida e ele tivesse a certeza das coisas que havia ouvido sobre Jesus.

Quem gastaria tanto tempo, que não sabemos ao certo, exaustivamente colhendo informações, organizando os dados para no fim destinar a obra a uma pessoa, sem ganhos financeiros, apenas com o desejo de alimentar a fé? Lucas dedicou um tempo da sua vida para levar uma mensagem a um único homem sem saber que essa obra transcenderia o tempo, se espalharia para a humanidade de todos os tempos fortalecendo a fé de diversos “Teófilos”, sendo um tratado histórico da vida de Jesus.

Diferente dos evangelistas de nosso tempo, que se preocupam em arrebatar as multidões, se recusam a pregar em igrejas pequenas, em culto com poucas pessoas, a mensagem sobre Jesus de Lucas para um indivíduo alcançou incontáveis pessoas. Assim como as grandes mensagens de Jesus que foram para uma única pessoa.

Que venhamos seguir o exemplo de Lucas, que não mediu esforços, gastou seu tempo, aplicou sua energia para fortalecer a fé de quem precisava saber mais de Jesus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close