A MAIOR VONTADE DE DEUS PARA NOSSA VIDA

Vontade é o ato de querer, desejo, projeto e preferências, é uma força interior que impulsiona o individuo a realizar algo.

Na oração do Pai Nosso Jesus nos ensina a pedir ao Senhor que a sua vontade seja feita em nossa vida, mas qual será a vontade maior de Deus para nós? É certo que Deus tem bons desejos para a sua vida, projetos de paz, de prosperidade, como Ele diz para o povo de Judá: Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro (Jr 29.11). Paulo diz que a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2).

Nem sempre a vontade de Deus vai de acordo com a nossa vontade, pois Deus em sua onisciência sabe o melhor para a nossa vida, já nós em nossa mediocridade de pensamento não conseguimos compreender o momento que estamos vivendo, o porquê certas coisas nos acontecem, que por um momento pode ser de dor, mas vai cooperar para o nosso bem revelando os bons projetos de Deus para nós. Paulo nos orienta a buscar a compreensão da vontade de Deus (Ef 5.17).

Tiago ensina que devemos sempre condicionar os nossos projetos ao querer de Deus (Tg 4.15). Nossa vontade tem falhas, é imperfeita, em alguns momentos movida pela cobiça dos olhos e engano do coração. O coração é a sede dos sentimentos e vontades, porém é enganoso, como diz o Senhor através do profeta Jeremias (Jr 17.9). Salomão diz que há caminhos para o homem que parecem perfeitos, mas o final é de morte (Pv 14.12), esse texto mostra que se seguirmos o que nossos olhos vêem de acordo com os nossos desejos e preferências podemos se dar mal.

O melhor lugar para você estar é o centro da vontade de Deus. Jesus diz aos discípulos que veio para cumprir a vontade daquele que o enviou (Jo 6.38). No Getsêmani próximo a hora dos soldados lhe prender, Cristo pede a Deus que se possível afastasse dele aquele cálice, mas que não fosse feito o seu querer, mas a fosse feita a vontade de Deus (Mt 26.39). A vontade de Deus era que Cristo padecesse na cruz pelos pecados da humanidade, cumprindo a vontade daquele que o enviou, Ele sofreu, morreu, e ressuscitou e sobre o resultado disso Paulo escreve o seguinte: E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai (Fp 2.8-11). Cumprir a vontade de Deus, por mais difícil que seja sempre nos levará ao triunfo.

Acredito que é a vontade de Deus que seus filhos usufruam o melhor dessa terra, senão fossem assim Deus não teria exposto aos hebreus no monte Gerezim bênçãos relacionadas à prosperidade material, deixando claro que todas as bênçãos ditas pelo Senhor estão condicionadas a obediência do povo (Dt 28.1). Nos dias atuais, pregadores ensinam exaustivamente que a vontade de Deus é que o homem tenha um carro zero quilômetro, uma boa casa, um bom emprego, uma conta bancária bem abastecida, que na vida cristã não podemos aceitar nenhum tipo de aflição contrariando o que Jesus disse (Jo 16.33), e isso acaba se tornando uma prioridade na vida cristã, tirando o foco da vontade principal e maior de Deus em nossa vida.

Mas qual é a maior vontade de Deus para nossa vida? Isso Paulo escreve na primeira carta a Timóteo: Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade (1Tm 2.3,4). A salvação é a maior vontade de Deus para nossa vida, é o que Deus deseja para toda humanidade. Muito mais que conquistar o melhor nessa terra, a vontade de Deus é que todo homem conquiste os céus e devemos tomar posse dessa suprema vontade do Senhor para nós, pois de nada adianta para o homem ajuntar riquezas nesse mundo tendo tudo que satisfaça a sua enganosa vontade e perder a sua alma (Mt 16.26).

Salvação é resultado da confissão de fé em Jesus Cristo (Rm 10.9), seguido de uma vida santa, na qual sem santidade ninguém verá a Deus (Hb 12.14). Santidade também é a vontade de Deus na vida cristã como escreveu o apóstolo Paulo: Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação (1Ts 4.3).

Agora o que da mais ênfase para pregar? A vontade de Deus é que o homem coma o melhor da terra ou que a vontade de Deus é que o homem viva uma vida santa e alcance a vida eterna? Eu, porém digo que a vida eterna é a maior vontade de Deus para nossa vida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close