TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Teologia da prosperidade é um ensinamento, em sua maioria dos pastores neo pentecostais, que defende as bênçãos materiais como vontade absoluta de Deus para todos os crentes, afirmando que aqueles que não usufruem dessa benção não tem fé para grandes conquistas, ou está no pecado, ou é vitima de um espírito devorador por não ter uma contribuição financeira regular na igreja. Através de uma série de interpretação de textos isolados da bíblia, de maneira equivocada, pregam que nós como filhos de um Deus dono do ouro e da prata, não podemos aceitar nenhum tipo de sofrimento nessa terra.

Quanto ao sofrimento nesse mundo Jesus diz:

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

João 16:33

Paulo escreve o seguinte e suas epístolas:

Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites.
Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar.
Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos.
Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez.
Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas.

2 Coríntios 11:24-28

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

Filipenses 4:12

Se Paulo vivesse em nossos dias, os pastores que pregam essa teologia certamente diriam que Paulo não tem fé suficiente pra viver o sobrenatural de Deus. Agora, o que a bíblia verdadeiramente ensina sobre prosperidade?

Primeiro precisamos entender que prosperidade é bem diferente do que posse de bens ou riqueza, prosperar é bem estar, ser pleno com aquilo que se tem. Como assim? Nesse momento há pessoas da elite social, que mora em mansões luxuosas, no melhor local da cidade, com carros caríssimo na garagem, casa de praia, iate, jet ski, enfim tudo aquilo que o dinheiro pode comprar, mas não é alegre, não tem paz de espírito, pensa em se matar, tem que tomar remédio pra dormir. Nesse momento também tem um crente, que mora na pior favela do Rio de Janeiro, que ganha um salário mínimo, sem ajuda de ninguém, consegue pagar aluguel, pagar conta de luz, água, telefone, os filhos e a esposa andam bem vestidos, ele dá dizimo é ofertante, é feliz, tem paz de espírito e harmonia no lar, vive alegre mesmo quando a situação aperta, e muita gente que tem renda duas vezes maior, às vezes membro da sua própria igreja, olha pra vida dele e se pergunta como ele consegue viver tão bem com tão pouco dinheiro, prosperidade é isso, viver bem com aquilo que se tem. Posse de bens é resultado de muito trabalho e uma boa gestão financeira, isso qualquer vai ter independente da religião.

Finalizo mostrando as duas condições bíblicas para se prosperar, obediência a palavra de Deus e ofertas alçadas.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Josué 1:8

Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar.

2 Crônicas 26:5

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará
.

Salmos 1:2,3

E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;

2 Coríntios 9:6-8

ALAN BATISTA

(21) 96476-1991

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close